quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Prolongamento e estímulo

Biologia ou Máquinas. Eu sempre penso isso quando me deparo com o ritmo sinuoso das pessoas nas ruas. Área para cadeirantes, faixa de pedestres, os velhos que fumam e jogam cartas na praça que me trás certa aurora de repulsa. São oitenta e nove tipos de azeitonas diferentes, você sorri em meio ao supermercado, e pensa que nosso legado maior foi a cultura ocidental, o urbanismo, o capital, esquecendo que você existe.

"Você acorda num dia e descobre que toda a sua vida é uma ilusão".

Sem aquela cinemática onde é só abrir um guarda-chuva para que tudo pare de cair. Sem a beleza das partículas esdrúxulas que muitas vezes você quer ver novamente. Até então eu tinha uma ânsia de querer tudo, em todos os momentos, em todos os lugares, se possível ou não, foi quando descobri que toda a galáxia cabia num recorte pequeno, como um prolongamento da minha memória de saudades desnorteada.

A TV está novamente passando aquilo que você demorou dias para esquecer desesperamdamente. Aquelas coisas que ficam teimando na sua cabeça e você tem certeza de que certas coisas não poderiam ser pior. Enquanto você corre, há pessoas sorrindo com sovetes de milho verde, sapatos vermelhos e sentido aquela mesma sensação de que tudo é um enorme vácuo. Elas nem sabem disso. Se em grande parte das vezes o meu cepticismo para tudo não fosse o que se convencionou chamar de ignorância, eu acreditaria mesmo que essas coisas eram fatores psicológicos da vida moderna e não um erro criacionista da nossa biologia.

As estrelas da noite de ontem sorriam daquela forma leve só para me rebaixar. Deve mesmo ter acontecido uma parada cardíaca àquele desempedimento fantasioso que achava que teria a alguns anos atrás. Lembro que meu avó cuidava do jardim com borboletas amarelas e lia livros variados para espantar o tédio, a muito a vida lhe ensinara que a maoria das coisas apenas existe. Na verdade.






"Todo o existente nasce sem razão, prolonga-se por fraqueza e morre por encontro imprevisto."






Nenhum comentário:

Postar um comentário