terça-feira, 9 de março de 2010

AS FLORES QUE FALEI

"E tudo que eu andava fazendo e sendo eu não queria que ela visse nem soubesse, mas depois de pensar isso me deu um desgosto porque fui percebendo [...] que talvez eu não quisesse que ela soubesse que eu era eu, e eu era".

O que quer que eu diga, não sei o que te dizer, você fica transfigurando seus problemas, o futuro brilhante, as perspectivas, os seus sonhos - antes parecia tão real. Agora olhe seu estado, você não está bem, é claro que você não está bem, mas simplesmente cala-se. Eu não sei mais o que fazer, eu juro que não sei mais o que fazer.

É assim, a gente vai machucando aquilo que mais ama.

Ela apertava os lábios, um contra o outro, como alguém que retoca o baton. Têm os olhos borrados com o contorno do que sobrou da maquiagem da noite passada. Deve ter vindo até aqui comigo por pena. Não, sem dúvidas que não, estava com saudade, não parece que filantropia seja o seu forte, ou onde estaria a personalidade que tanto vem me fascinando?

Antigamente e durante bastante tempo, nós tínhamos imaginado os fast-foods de final de semana, a casinha de tijolos com um belo jardim, as carreiras de sucesso com os impostos pagos, os filhos saudáveis, felizes e bem educados. Toda a espontânea validade que pode existir na metafísica de uma vida aparentemente comum. Agora estávamos ali, sentados, no alto de um prédio, ela tomando um sorvete, lado a lado, os cheiros se misturando, aquela sensação de nostalgia das noites e tardes na cama.

Não tenha grandes esperanças, sinceramente, elas não vão acontecer.

Tenho uma certa estranheza com a forma covarde que desatava certos mistérios. Não queria demonstrar que todas as vezes que atravessava uma avenida pensava desesperadamente em um atropelamento, que inquietamente ficava olhando para os próprios pés. Não queria parecer que tinha perdido o controle e que eu não tinha grandes esperanças. Por alguns intantes consegui falsear um sorriso, apertando o cigarro, quase no fim, por entre os dedos.

- Tudo está no fim, estamos todos fodidos, e numa estimativa a longo prazo todas as expectativas caem a zero -

Você sabe que não precisa disso, é claro que você sabe, da forma que você fala parece que você não consegue resolver os seus problemas. Depois que eu entrei na sua vida. É esquisito comentar para alguém a sua alto-insuficiência, toda a sua carência, toda a sua frustração. Durante minha busca pela máxima extensão da minha autodestruição, tinha escolhido um modo paulatino, acabar devagar, sem pressa, sem um atropelamento planejado ou qualquer coisa deste tipo. Se fosse para ser rápido, deveria de ser algo inevitável, fruto dessas medíocres vicissitudes do acaso, caso contrário, teria de ser paliativo. Pequenas doses, como as de raíz de valeriana, aos poucos, sedando, perdendo sem acreditar em nada, sem fé nenhuma. Sem deus. Muitas vezes acho que...

"Em vão tento me explicar [...]
As coisas. Que triste são as coisas, consideradas sem ênfase.

Vomitar esse tédio sobre a cidade".

Sim, vomitar esse tédio, esta angústia, ou seja lá a que se chame esta enxurrada que constantemente me revira tudo por dentro. Desmontar o cenário, descer do palco. Quem sabe pedir desculpas por ser eu mesmo. Mas durante todo tempo ela continuou afirmando que eu não precisava mais disso, com toda certeza, convicta, com o coração, com as lágrimas nos olhos, como alguém que ama, ama muito, ama tanto que se despede simplesmente para não deixar de amar. Simplesmente para não deixar.

Depois que ela foi embora, voltei pela avenida, cego, desorientado. Deveria ter segurado pelos seus braços, dizer que a amava muito, que era um erro, mas, quem sabe, talvez o acaso decidisse aparecer e, no entanto, no fundo, eu era eu, e nem nisso eu acreditava.








"O passado aconteceu, a partida não pode ser jogada de novo e, por isso, podemos perceber as coisas com mais clareza".









...



Um comentário:

  1. "como alguém que ama, ama muito, ama tanto que se despede simplesmente para não deixar de amar. Simplesmente para não deixar."

    Por isso que você ainda é meu preferido! =)

    ResponderExcluir