quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Impulso, enjôo e vômito.

Falam de felicidade e parece que a realidade os ensinou a mentir. Claustrofobia, Agorafobia, Acluofobia, Aicmofobia, Antropofobia e toda a infinidade de fobias do mundo. A prioridade é entretenimento. Falam da paz como se a humanidade inteira fosse sensata. Kalashnikov, M16, HK21 e uma infinidade de nomes e siglas para um único propósito. A prioridade é entretenimento. Você está envelhecendo. Daqui alguns anos seus netos riram de seus antigos óculos escuros. Ou talvez, você nem tenha netos. Algumas horas até Paris, Londres, São Francisco, Berlim, Nova Iorque, Bangladesh, Pequim, Tóquio. Não importa a escala, não importa o quanto de dinheiro que tenha, não importa se você é britânico ou chileno, aos poucos todas as portas estão se fechando. Suicídio, Síndrome do Pânico. Essa é sua realidade. As pessoas não gastam mais seu tempo se divertindo, a maioria delas nem sabe o que é diversão. Você está instalando alarmes, cercas elétricas, sensores, câmeras, muros e nada lhe parece suficiente. As pessoas estão se fechando e você não está seguro.

Madona, Tom Cruise, Brad Pitt, Angelina Jolie. Você está lendo revistas e está preocupado com pessoas que nunca saberão que você existe. Você não será uma estrela de Hollywood, você nem deve ser mais você. A prioridade é entretenimento. A prioridade é. Filas no banco, filas no supermercado, filas no cinema, filas pra se alimentar, pessoas, multidões, engarrafamento, você está perdendo. Você é o diminutivo. A sua coleção de cds, o seu tênis da Nike, as fotos do verão passado. Você dorme correndo, você trabalha correndo, você se alimenta correndo. Você não dorme, você trabalha, você não se alimenta. Acidente Vascular Cerebral, AVC, outra infinidade de siglas e de nomes para o mesmo propósito. Nós estamos Caindo. Não é preciso saber que a África é um continente se você pode apostar no melhor cavalo do Jockey. Você é o coringa e está descartado.

Ambulâncias, transportadoras, velocidade em tempo real, transmissão ao vivo, movimento pós-contemporâneo. A prioridade é entretenimento. Hora marcada para o dentista, cabeleireiro, psicólogo, terapeuta, analista, pontualidade, compromisso, obrigação. Você está parado. Você lava o rosto em frente ao espelho e não se reconhece. As coisas estão desaparecendo, microchips, bytes. Sorria. Eletricidade acima de sua cabeça, eletricidade para todos os lados. A prioridade é entretenimento. 50% de desconto, preço a vista, você está comprando. Oscilações. Leis do mercado. Tudo a sua volta é plástico. Está reciclando e tentando evitar a extinção de focas brancas e guaxinins. Você está extinguindo. Não está feliz.

A queda do nazismo, URSS, a eleição de Barack Obama, presidência dos Estados Unidos. Capitalismo, socialismo, engrenagens do sistema. Você poderia explodir tudo. ONU, FMI, nomes, siglas. Eu queria sentir as coisas pulsarem novamente, sem enjôos e vômitos. Conexões. Impulso. Pule da janela do seu prédio, pule de cima de um edifício, pule e mexa-se. As coisas pulsaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário